A importância da Família no tratamento do dependente químico

 
A família no tratamento do dependente químico

 

 

 

A família é essencial para fazer com que o dependente químico não se sinta sozinho em um momento tão conturbado. É por meio do apoio familiar que o adicto terá o incentivo para seguir em frente e não se entregar de uma vez por todas ao vício e ir além da sua busca, mesmo quando quiser desistir.

 

Entretanto, a família deve estar preparada para agir corretamente em todas as situações conflitantes, evitando dessa maneira comentários demasiadamente críticos ao paciente ou agindo de maneira superprotetora, pois essas são duas ações que geralmente desencadeiam as indesejadas recaídas.

 

Além disso, é indispensável que os familiares tenham uma exata noção do grau de exigências em relação à dependência química, conhecendo melhor a doença e se informando cada vez mais acerca do assunto, tendo também a convicção de que a internação é o melhor e mais eficaz caminho.

 

A família não só pode, como deve ajudar seu ente querido na busca da recuperação de um problema tão grave, como a adicção. Entretanto, caso venha a atuar como facilitadora e com atitudes inadequadas, poderá ser o ápice, que o levará à recaída de comportamentos, e, certamente, ao uso de substâncias.

 

Desta forma, observamos que, a família tem um papel tão importante no processo de recuperação do dependente quanto à instituição e seus métodos, pois vem a ser um suporte para o paciente, e a busca solitária pela reabilitação pode acabar em fracasso, recaídas e desistência do tratamento. Ou seja, a família é um ponto de equilíbrio e sustentação.

 

O QUE A FAMÍLIA NÃO DEVE FAZER?

 

Independentemente do motivo que tenha ensejado a dependência, a família jamais deve se envergonhar ou fazer julgamentos, reprovações, muito menos, fingir que o problema não existe.  Este tipo de comportamento apenas fará com que se afaste da realidade dos fatos, dificultando e atrasando a busca adequada de soluções para enfrentar a doença. Quanto mais rápida for a busca da conscientização para um melhor tratamento e acompanhamento, maiores serão as chances de recuperação do adicto.

 

O PAPEL DA FAMÍLIA DURANTE A INTERNAÇÃO

 

O momento da internação de um dependente químico, sempre traz não só ao próprio dependente, mas, principalmente à família, sentimentos de dúvidas, medo e insegurança.

Afinal de contas, na maioria das vezes, o momento da internação é antecedido por várias tentativas (sem sucesso) de recuperação com o objetivo de evitar uma internação.

 

Provavelmente, a falta de informação acaba levando as famílias a optarem por caminhos errados, por mais que haja a intenção e a esperança de acertar. Ao constatar que tudo foi tempo perdido e que não deu certo, inicia-se então, uma intensa e cansativa busca por um tratamento adequado.

 

Contudo, a família tem um papel de destaque no processo de recuperação do dependente, buscando impedir que o problema avance e auxiliando no tratamento mais adequado para a situação.

 

A FAMÍLIA DEVE SER TRATADA JUNTO

 

No período de internação do dependente químico deve-se ter como um dos objetivos, a conscientização da família sobre a seriedade da doença da adicção.

 

É nesse a COMUNIDADE TERAPÊUTICA AMAR E SERVIR deve também ajudar a família na dificuldade de vivenciar situações tão devastadoras, e, paralelamente, alertá-los sobre a importância da busca de mecanismos de ajuda adequados.

Um quadro de profissionais especializados, equipes multidisciplinares, grupos de apoio que os orientem e possa prepará-los para conviver adequadamente com esta doença fará toda a diferença.  Caso contrário, a desordem estabelecida nesta família se agravará. E então, deu pra entender um pouco mais sobre o papel da família no processo de recuperação do dependente químico?

 

Nós da COMUNIDADE TERAPÊUTICA AMAR E SERVIR  estamos prontos pra te acolher, ajudar e orientar nesse momento tão importante rumo a recuperação do seu ente querido. Etre em contato conosco e esclareça todas as suas dúvidas.

 

 

mail.png

Fale conosco

Caso tenha alguma dúvida ou interesse em fazer parte do programa da nossa comunidade terapêutica, preencha o formulário ao lado e entre em contato.