O que é APAS nas comunidades Terapêuticas?

 

 

A sigla APAS quer dizer: Atividades de promoção do autocuidado e de sociabilidade 

 

O antigo termo “laborterapia”, usado nas comunidades terapêuticas cujo termo segundo a Resolução 01/2015 – CONAD). É APAS

 

- Atividades de promoção do autocuidado e da sociabilidade

- capacitação, de promoção da aprendizagem, formação e as

atividades práticas inclusivas.

 

As atividades de promoção do autocuidado e da sociabilidade

Têm por objetivo, exclusivamente, a prática de atos da vida cotidiana, tais como:

 

I - higiene pessoal;

 

II - arrumação e limpeza dos pertences e das acomodações de repouso e banheiro;

 

III - participação na elaboração de refeições e limpeza da cozinha e do refeitório de uso coletivo;

 

IV- participação na limpeza e organização de espaços coletivos, como salas de recreação, jardins e hortas de consumo interno; e

 

V - participação na organização e realização de eventos e programas da entidade (art. 15, Resolução 01/2015 – CONAD).

 

Essas atividades não poderão ter caráter punitivo e deverão ser supervisionadas por membros da equipe da entidade, a quem caberá motivar os acolhidos, dando o caráter terapêutico a tais atividades (art. 15, parágrafo único, Resolução 01/2015 – CONAD).

 

 

A Comunidade Terapêutica Amar e servir oferece um tratamento humanizado segundo as leis sanitárias, municipais, estaduais e constitucionais:

 

O tempo de tratamento pode variar de acordo com a evolução de cada acolhido entre, 3, 6 a 9 meses, podendo chegar em até 1 (um) ano, dependendo de cada caso.

 

Atividades normativas oferecidas pela CT Amar e Servir

 

 

  • Atividades de promoção do autocuidado e de sociabilidade – São aquelas que buscam o autoconhecimento e o desenvolvimento interior, fortalecendo os valores fundamentais para a vida social e pessoal. Atendimento psicológico, Reunião dos 12 Passos, Reunião de Sentimentos, Reunião de Prevenção à Recaída, Espiritualidade, Grupo de Dependência Química entre outros.

 

  • Atividades que promovam o desenvolvimento interior – São aquelas que buscam o autoconhecimento e o desenvolvimento interior, a partir da visão holística do ser humano, sendo a espiritualidade e não a religiosidade parte do método de recuperação, objetivando o fortalecimento de valores fundamentais para a vida social e pessoal, assegurado aos residentes a liberdade de consciência e de crença, conforme disposto nos incisos VI e VII da CF/88.

 

  • Atividades Recreativas – São aquelas que estimulam o lazer e a prática de atividades esportivas, artísticas e culturais.

 

  • Atividades de capacitação, de promoção da aprendizagem, de formação e atividades práticas inclusivas – São aquelas que buscam a inserção e a reinserção social, o resgate ou a formação de novas habilidades, práticas ou para a vida e o aprendizado de novos conhecimentos, de modo a promover o desenvolvimento das habilidades sociais do acolhido.